TERMOS/SIGLAS

Principais termos utilizados em SST

ABS – Sigla em inglês (anti-lock breaking system) que pode ser traduzida como sistema de freios antitravamento. Trata-se de um item de segurança que evita o travamento das rodas em freadas bruscas para manter o carro controlável.
ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygienists) – Confe­rência de Higienistas Industriais Governamentais dos Estados Unidos – Organização voluntária de profissionais em higiene industrial de instituições governamentais ou educacionais dos Estados Unidos. A ACGIH desenvolve e publica anualmente limites recomendados de exposição ocupacional chamados Valores Limites de Ex­posição – Threshold Limit Values (TLVs) – para centenas de substâncias químicas, agentes físicos, e inclui Índices de Exposição a Agentes Biológicos – Biological Exposure Indices (BEI).
Acidente de trabalho – Aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
Equiparam-se aos acidentes de trabalho:
1. o acidente que acontece quando se está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho;
2. o acidente que acontece quando se está em viagem a serviço da empresa;
3. o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa;
4. doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho);
5. doença do trabalho (as doenças causadas pelas condiçoes do trabalho).
Acidente fatal (NR 18) – O acidente que provoca a morte do trabalhador.
Acidente grave (NR 18) – Quando provoca lesões incapacitantes no trabalhador.
Ácido – Pelo conceito de Bronsted, substância que doa prótons para outra.
Acinesia – Perda parcial ou total dos movimentos do corpo, sem presença da paralisia.
Acuidade visual – É a capacidade de uma pessoa ver e diferenciar objetos apresentados no seu campo visual, aos quais dá um significado e percepção. É um dos pontos fundamentais na prevenção de dificuldades visuais em crianças que sofreram lesões cerebrais, e exigem um exame precoce desta capacidade.
Adicional de insalubridade (NR 15) – Adicional que deve ser pago ao trabalhador que trabalha em condições de insalubridade. O adicional de insalubridade é previsto pela Constituição Federal de 1988, art. 7º, XXIII.
O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional incidente sobre o salário mínimo da região, equivalente a: 40% para insalubridade de grau máximo; 20% para insalubridade de grau médio; 10% para insalubridade de grau mínimo. (NR 15.2)
Adicional de periculosidade – Adicional que deve ser pago ao empregado que trabalha em condições de periculosidade. O exercício de trabalho em condições de periculo­sidade assegura ao trabalhador a percepção de 30% sobre o salário, sem acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. (NR 16.2)
Adsorção – Concentração de um gás, líquido ou sólido, na superfície de um líquido ou sólido.
Adsorvente – Material em cuja superfície ocorre a adsorção.
Advogados – Profissionais que zelam pela defesa dos direitos individuais das pessoas físicas ou jurídicas.
Aerofagia – É o ato de deglutir (engolir) ar. É muito encontrada em sua forma crônica (que merece cuidados) em crianças com deficiência mental, podendo levar à disten­são abdominal e a transtornos gastrintestinais (como o refluxo). Pode ocorrer em situações de tensão emocional e distúrbios neuróticos, ou em situações que levam as crianças (ou adultos) à agitação física e psíquica.
Afasia – É o termo usado para descrever os distúrbios da linguagem que resultam de lesões no cérebro. Nós preferimos o termo “dis”fasia, pois o radical “a” nos parece uma visão determinista de perda total da capacidade de expressão e compreensão da linguagem falada e escrita, sem possibilidade de recuperação por técnicas fono­audiológicas associadas às novas tecnologias auxiliares.
Agentes biológicos (NR 9) – Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
Agentes biológicos de risco (biohazards) – Agentes infecciosos que apresentam um risco à saúde de humanos ou outros animais, seja direta ou indiretamente por dano ambiental.
Agentes ergonômicos – Desajustes de ritmo e frequência de trabalho, equipamentos e instrumentos utilizados na atividade profissional que podem gerar desgaste físico, emocional, fadiga, sono, dores musculares na coluna e articulações.
Agentes físicos (NR 9) – Diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom.
Agente de risco físico (physical hazard) – Uma substância química que tem evidência científica provando que é um líquido combustível, um gás comprimido, explosivo, inflamável, um peróxido orgânico, um oxidante, pirofosfórico, instável (reativo) ou reativo com água.
Agente de risco respiratório (respiratory hazard) – Concentração particular de um contaminante aéreo que, quando entra no corpo através do sistema respiratório, produz alterações em alguma ou algumas funções corporais.
Agentes químicos (NR 9) – Substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
Agudo – Condições severas, frequentemente perigosas, de exposição, nas quais mu­danças relativamente rápidas ocorrem.
Air bag Bolsa inflável que protege os ocupantes em caso de acidente. Dependendo do modelo em questão, os air bags podem ser instalados no painel, na parte superior das janelas e nas laterais dos bancos dianteiros. No caso de uma colisão, sensores informam uma central eletrônica que envia a ordem de disparo, feito em frações de segundo.
Álcool – Composto que possui um radical de hidrocarboneto e um ou mais radicais hidroxila (OH-)
Aldeído – Composto que tem um radical de hidrocarboneto e um ou mais grupos carbonila (R-HC=O).
Alta-tensão (NR 10) – Tensão superior a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Amarras (NR 18) – Cordas, correntes e cabos de aço que se destinam a amarrar ou prender equipamentos à estrutura.
Amida – Derivado da amônia (NH3), no qual um ou mais dos átomos de hidrogênio foi substituído por um grupo.
Amina – Derivado da amônia (NH 3), no qual um ou mais átomos de hidrogênio são substituídos por grupos alquila ou arila. Se apenas um hidrogênio for substituído (R-NH2), teremos uma amina primária. A substituição de dois hidrogênios (R2- NH) ou os três (R3-N) fornece as aminas secundárias e terciárias, respectivamente.
Ampère – Unidade de corrente elétrica. Símbolo: A.
Ampère por metro – Unidade de intensidade do campo elétrico (A/m).
Análise de risco ambiental – Análise, gestão e comunicação de riscos à saúde humana e ao meio ambiente, direta ou indiretamente, imediatamente ou após decorrido algum tempo, oriundo da introdução deliberada, ou de colocação no mercado de OGM e seus derivados.
Ancorada (ancorar) (NR 18) – Ato de fixar por meio de cordas, cabos de aço e ver­galhões, propiciando segurança e estabilidade.
Anemia – Diminuição da hemoglobina do sangue circulante, com redução proporcio­nal dos glóbulos vermelhos. Pode ser utilizado o termo para designar fraqueza ou  debilidade. No caso de gestantes, pode acentuar a possibilidade de risco para o feto e para a própria mãe, devendo ser motivo de atenção quanto à saúde materno-fetal.
Anemômetro – Aparelho destinado a medir a velocidade do vento.
Andaime (NR 18):
a) geral – plataforma para trabalhos em alturas elevadas por estrutura provisória ou dispositivo de sustentação;
b) simplesmente apoiado – é aquele cujo estrado está simplesmente apoiado, podendo ser fixo ou deslocar-se no sentido horizontal;
c) em balanço – andaime fixo, suportado por vigamento em balanço;
d) suspenso mecânico – é aquele cujo estrado de trabalho é sustentado por travessas suspensas por cabos de aço e movimentado por meio de guinchos;
e) suspenso mecânico leve – andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga total de trabalho de 300 kgf, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes;
f ) suspenso mecânico pesado – andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga de trabalho de 400 kgf/m2, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes;
g) cadeira suspensa (balancim) – é o equipamento cuja estrutura e dimensões permitem a utilização por apenas uma pessoa e o material necessário para realizar o serviço;
h) fachadeiro – andaime metálico simplesmente apoiado, fixado à estrutura na extensão da fachada.
Ânion – Íon com carga negativa, o qual é atraído para o ânodo (pólo positivo) de uma célula eletrolítica.
Ânodo – Eletrodo carregado positivamente.
Anóxia anêmica – Incapacidade de oxigenar os órgãos e os tecidos do corpo.
Anoxemia – Deficiência de oxigênio no sangue.
Anteparo (NR 18) – Designação genérica das peças (tabiques, biombos, guarda-corpos, pára-lamas etc.) que servem para proteger ou resguardar alguém ou alguma coisa.
Anticonvulsivantes (ou anticonvulsivos) – Nome dado aos medicamentos usados para o controle de convulsões, muito embora nem todas as crises epilépticas sejam do tipo convulsivo; este termo é frequentemente utilizado, podendo ser substituído por drogas antiepilépticas. Há que se observar a presença de efeitos colaterais na maioria destas medições, donde somente o neurologista e/ou o neuropediatra estão habilitados a prescrevê-las (vide nossa página sobre Epilepsias Orientações para o uso de anticonvulsivantes).
Antropometria – Ciência que estuda as medidas das partes do corpo humano e suas proporções. Geralmente a finalidade dos estudos da antropometria é classificatória e comparativa.
ANSI (American National Standards Institute) – Instituto Nacional de Padrões dos Estados Unidos – Organização voluntária financiada por fundos privados que desenvolve padrões nacionais de consenso para uma grande variedade de equipa­mentos e procedimentos.
754 Principais Termos Arco elétrico ou voltaico (NR 10) – Descarga elétrica produzida pela condução de corrente elétrica por meio do ar ou outro gás, entre dois condutores separados.
Área de influência direta – Área necessária à implantação de obras/atividades, bem como aquelas que envolvem a infraestrutura de operacionalização de testes, plantios, armazenamento, transporte, distribuição de produtos/insumos/água, além da área de administração, residência dos envolvidos no projeto e entorno.
Área de influência indireta – Conjunto ou parte dos municípios envolvidos, tendo-se como base a bacia hidrográfica abrangida. Na análise socioeconômica, esta área pode ultrapassar os limites municipais e, inclusive, os da bacia hidrográfica.
Aparelho de Marsh – Aparelho utilizado para identificar arsênico, mercúrio e anti­mônio.
Área de controle das máquinas (NR 18) – Posto de trabalho do operador.
Áreas de vivência (NR 18) – Áreas destinadas a suprir as necessidades básicas humanas de alimentação, higiene, descanso, lazer, convivência e ambulatorial, devendo ficar fisicamente separadas das áreas laborais.
Área restrita (designated area) – Área que pode ser usada para finalidades específicas, como o trabalho com “carcinógenos”, toxinas reprodutivas ou substâncias que tenham toxicidade aguda. A área pode se referir ao laboratório como um todo ou a uma área específica, como uma capela de laboratório com exaustão.
Armação de aço (NR 18) – Conjunto de barras de aço, moldadas conforme sua uti­lização e parte integrante do concreto armado.
ART (NR 18) – Anotação de Responsabilidade Técnica, segundo as normas vigentes no sistema CONFEA/CREA.
Asbestose – Doença do pulmão causada pela inalação de partículas de amianto (asbesto). As fibras de amiantos nos pulmões causam irritação e inflamação. O organismo tenta neutralizar estas fibras de vários modos complexos, e alguns desses métodos causam inflamação e dano ao pulmão. Quase sempre uma fibrose ou um tecido cicatrizado se desenvolve nos espaços intersticiais, ao redor dos bronquíolos e alvéolos. Se isso ocor­re, o oxigênio e o gás carbônico não mais fluem levemente até os alvéolos e as células sanguíneas. Isso faz com que a respiração se torne menos eficiente.
Asfixia – Sufocação, sufocamento, suspensão da respiração. Em medicina, é um esta­do mórbido resultante de obstáculos à passagem de ar pelas vias respiratórias ou dos pulmões. Asfixiante (asphyxiant) – Uma substância química (gás ou vapor) que pode causar morte ou perda da consciência por sufoco. Asfixiantes simples como o nitrogênio usam ou deslocam o oxigênio do ar. Eles se tornam especialmente perigosos em am­bientes confinados ou fechados. Asfixiantes químicos, como o monóxido de carbono (CO) e o sulfeto de hidrogênio (H 2S), interferem na capacidade do organismo de absorver ou transportar oxigênio para os tecidos.
ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) – Emitido pelo médico, em virtude da con­sulta clínica, quer seja ela feita por motivo de admissão (admissional), periódica, de mudança de função, de retorno ao trabalho ou por motivo demissional.
755 Principais Termos ASR – Sistema de controle de tração automático que impede que as rodas motrizes patinem em pisos com baixa aderência. A central ASR detecta se a roda está pa­tinando, calculando a diferença de giro entre as rodas dianteiras e traseiras. Caso isso ocorra, o torque é reduzido momentaneamente até se restabelecer a aderência.
Ataxia – É a ocorrência de distúrbios na coordenação motora, que se caracterizam por perda de equilíbrio, que pode resultar de uma disfunção ou lesão em níveis variados do sistema nervoso. No caso de crianças com paralisia cerebral, há quase sempre um comprometimento da região do cerebelo, com incoordenação estática e cinética, com prejuízo da marcha.
Aterramento elétrico (NR 10) – Ligação à terra que assegura a fuga das correntes elétricas indesejáveis.
Atividade insalubre (NR 15) – São consideradas atividades insalubres as que se de­senvolvem:
1. acima dos limites de tolerância previstos nos anexos 1, 2, 3, 5, 11 e 12 da NR 15;
2. nas atividades mencionadas nos anexos 6, 13 e 14 da NR 15;
3. comprovadas através de laudo de inspeção do local do trabalho, constante nos anexos 7, 8, 9 e 10 da NR 15.
Atividade penosa (Projetos de Leis n. 2.168/89 e 1.808/89) – Segundo o Projeto de Lei n. 2.168/89, é atividade penosa aquela que demanda esforço físico estafante ou superior ao normal, exigindo atenção contínua e permanente ou que resultem em desgaste mental ou estresse. Segundo o Projeto de Lei n. 1.808/89, é atividade penosa aquela que, em razão de sua natureza ou intensidade com que é exercida, exige do empregado esforço fatigante, capaz de diminuir-lhe significativamente a resistência física ou a produção intelectual.
Atividades perigosas (CLT e NR 16) – Aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamável ou explosivos em condições de risco acentuado. A NR 16 ainda versa que são consideradas atividades e operações perigosas as constantes nos anexos 1 e 2 da NR 16, que se referem a atividades com explosivos e inflamáveis.
Atmosfera perigosa (NR 10) – Presença de gases tóxicos, inflamáveis e explosivos no ambiente de trabalho.
Atrofia muscular – É um resultado da contração muscular ineficiente ou pouco es­timulada, num período de inatividade de um grupo de músculos ou um músculo específico, principalmente em membros inferiores ou superiores de portadores de déficits físicos. Há que se observar os cuidados fisioterápicos e de exercícios específicos para a prevenção destes quadros em crianças ou adultos com deficiências.
Audiologia – Ciência que se ocupa da audição e de suas alterações, déficits ou com­prometimentos.
Autoclave – Um dispositivo usado para expor material a vapor em alta pressão, com a finalidade de descontaminar ou esterilizar.
Autopropelida (NR 18) – Máquina ou equipamento que possui movimento próprio.
756 Principais Termos Baixa tensão (BT) – Tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Baixa visão – Déficit de visão que leva o seu portador a uma série de atrasos no de­senvolvimento global sensório-motor, no período de 0 a 2 anos de idade, de grande importância para o futuro emocional e cognitivo da criança. A baixa visão (low vision) é tecnicamente conceituada quando a pessoa precisa usar suporte ou ajuda óptica ou não óptica, ou outras modificações (ex. escrita Braille, aumento de tipos, aparelhos etc.) para conseguir reconhecer palavras escritas.
Bancada (NR 18) – Mesa de trabalho.
Banguela (NR 18) – Queda livre do elevador, pela liberação proposital do freio do tambor.
Barômetro – Aparelho destinado a medir a pressão atmosférica.
Base ou álcali – Aceptor de prótons. Pelo conceito de Bronsted, uma base.
Bate-estacas (NR 18) – Equipamento de cravação de estacas por percussão.
Bequerel – Unidade de atividade de uma amostra radiativa. Equivale a 27 pCi (pi­cocurie).
Biossegurança – Normas de segurança e mecanismos de fiscalização no uso das técnicas de engenharia genética na construção, cultivo, manipulação, transporte, comer­cialização, consumo, liberação e descarte de organismo geneticamente modificado (OGM), visando a proteger a vida e a saúde do homem, dos animais e das plantas, bem como do meio ambiente.
Biqueira – Proteção metálica presente na parte da frente de alguns calçados de segu­rança. A biqueira, em geral, é de aço e tem por objetivo protejer o pé do usuário contra quedas de objetos.
Biruta – Aparelho utilizado para indicar a direção do vento. Consiste em um tronco de cone, feito de pano ou material assemelhado, por onde passa o vento. O vento, passando pela tronco de cone, faz com que o cone aponte para o lado que o vento sopra, indicando sua direção.
Blaster (NR 18) – Profissional habilitado para a atividade e operação com explosivos.
Borboleta de pressão (NR 18) – Parafuso de fixação dos painéis dos elevadores.
Botoeira (NR 18) – Dispositivo de partida e parada de máquinas.
Braçadeira (NR 18) – Correia, faixa ou peça metálica utilizada para reforçar ou prender.
Bursa – Pequenas bolsas de paredes finas em regiões de atrito entre os diversos tecidos do ombro.
Bursite – Inflamação das bursas com manifestação de dor na realização de certos movimentos “C(ceiling ou teto) – Descrição vista em geral associada com um limite de exposição. Refere-se à concentração que não deve ser ultrapassada, nem por um instante. Pode ser escrita como TLV-C ou Threshold Limit Value-Ceiling.
Cabo-guia ou de segurança (NR 18) – Cabo ancorado à estrutura, onde são fixadas as ligações dos cintos de segurança.
Cabos de ancoragem (NR 18) – Cabos de aço destinados à fixação de equipamentos, torres e outros à estrutura.
Cabos de suspensão (NR 18) – Cabo de aço destinado à elevação (içamento) de materiais e equipamentos.
Cabos de tração (NR 18) – Cabos de aço destinados à movimentação de pesos.
Caçamba (NR 18) – Recipiente metálico para conter ou transportar materiais.
Calha fechada (NR 18) – Duto destinado a retirar materiais por gravidade.
Calço (NR 18) – Acessório utilizado para nivelamento de equipamentos e máquinas em superfície irregular.
Calibração – Comparar e ajustar os resultados de medida de um instrumento com aqueles obtidos com um instrumento padrão.
Campos elétricos – Ocorrem ao redor de todos os cabos elétricos, mesmo se os equi­pamentos não estiverem sendo utilizados.
Campo visual – É a área que podemos visualizar quando os nossos olhos se fixam em um determinado ponto.
Canteiro de obra (NR 18) – Área de trabalho, fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra.
Caracteres indeléveis (NR 18) – Qualquer dígito numérico, letra do alfabeto ou um símbolo especial, que não se dissipa, indestrutível.
Carcinogênio ou carcinógeno (carcinogen) – Uma substância que pode causar câncer em animais ou humanos.
Carcinógenos reconhecidos (select carcinogens) – São substâncias químicas listadas por MIOSHA como carcinógenos, pelo National Toxicology Program (NTP) como “reconhecidos como carcinógenos” (known to be carcinogens) e pela International Agency for Research on Cancer (IARC) como carcinógenos do grupo 1 (group 1 carcinogens). Também são incluídos substâncias ou processos listados nos grupos 2A ou 2B pela IARC ou na categoria de suspeitos (reasonably anticipated to be carcino­gens) pelo NTP e que causam incidência de tumores estatisticamente significativa em animais de experimentação de acordo com os seguintes critérios: (1) após uma exposição por inalação de 6-7 por dia, 5 dias por semana, para uma porção signi­ficativa da vida em dosagens de menos de 10 mg/ml; (2) após repetidas aplicações na pele de menos de 300 mg/kg de peso corporal por semana; ou (3) após dosagens orais de menos de 50 mg/kg de peso corporal por dia.
CAT (NR 18) – Comunicação de Acidente do Trabalho.
Câmara de trabalho – É o espaço ou compartimento sob ar comprimido, no interior da qual o trabalho está sendo realizado.
Câmara de recompressão – É uma câmara que, independente da câmara de trabalho, é usada para tratamento de indivíduos que adquirem doenças descompressivas ou embolia e é diretamente supervisionada por médico qualificado.
Campânula (NR 15 – Anexo no 6) – É uma câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho do tubulão e vice-versa.
Capacete – Equipamento de proteção individual destinado à proteção da cabeça.
Capela de laboratório (laboratory-type hood) – Um equipamento construído e usado para retirar ar do laboratório e para evitar ou minimizar a fuga de contaminantes pelo ar para dentro do laboratório. O sistema consiste de capela, dutos de ar, um exaustor e idealmente um sistema de filtros. O fluxo de ar recomendado é de 0,5 a 1 metro por segundo, o qual deve ser medido com anemômetro com a capela totalmente aberta, a uns 30 cm da borda, sobre a área de trabalho. Não deve conter tomadas elétricas nem interruptores dentro.
Carneira – Conjunto de tiras geralmente de plástico ou couro situadas no interior de um capacete com objetivo de ajustar o capacete a cabeça do usuário.
Catalisador – Também chamado de conversor catalítico, é instalado no sistema de escapamento para transformar os gases tóxicos e poluentes em vapor d’água, gás carbônico e nitrogênio.
Cáusticos – Designação genérica dos ácidos e bases fortes. Os cáusticos agem no organismo, destruindo o tecido vivo.
CEI (NR 18) – Cadastro Específico do Instituto Nacional do Seguro Social INSS, referente à obra.
Certificação – Ato ou efeito de certificar. Atividade executada por entidade autorizada, para determinar, verificar e atestar, por escrito, a qualificação de profissionais, de acordo com os requisitos preestabelecidos.
Certificar – Ato de afirmar, atestar ou documentar determinada qualidade ou habilidade que foi testada, com emissão ou não de documento comprobatório.
Chuva ácida – Chuva que se caracteriza por apresentar características ácidas, em virtude de ter em sua composição ácidos diluídos, em geral sulfúrico e/ou nítrico. A chuva ácida se forma a partir da reação de óxidos de enxofre e ou nitrogênio, provenientes de poluição industrial, com a água presente na atmosfera. A reação dos óxidos com a água atmosférica forma ácidos diluídos que se precipitam em forma de chuva com pH menor que 5. Também ocorrem outros tipos de precipitações ácidas, como, por exemplo, em forma de geada, granizo, neve ou neblina. Os efeitos da chuva ácida são muito nocivos ao meio ambiente. Destroem florestas, tornam o solo ácido, causam alteração química dos solos e envenenam cursos d’água. Ao atingir rios e lagos, matam peixes e outros organismos aquáticos. Também causam danos nas cidades, principalmente na construção civil, deteriorando o concreto e a estrutura dos prédios. Atacam os automóveis, estragando a pintura e causando corrosão de sua estrutura metálica.
Cimbramento (NR 18) – Escoramento e fixação das formas para concreto armado.
Cinto de segurança tipo pára-quedista (NR 18) – É o que possui tiras de tórax e pernas, com ajuste e presilhas; nas costas possui uma argola para fixação de corda de sustentação.
Chave blindada (NR 18) – Chave elétrica protegida por uma caixa metálica, isolando as partes condutoras de contatos elétricos.
Chave elétrica de bloqueio (NR 18) – É a chave interruptora de corrente.
Chave magnética (NR 18) – Dispositivo com dois circuitos básicos, de comando e de força, destinados a ligar e desligar quaisquer circuitos elétricos, com comando local ou a distância (controle remoto).
Cinto de segurança abdominal (NR 18) – Cinto de segurança com fixação apenas na cintura, utilizado para limitar a movimentação do trabalhador.
Circuito de derivação (NR 18) – Circuito secundário de distribuição.
Citotoxina ou citotóxico (cytotoxin) – Uma substância tóxica a células em cultura (no laboratório) ou a células de um organismo.
Classes de fogo – Classificação do tipo de fogo, de acordo com o tipo de material combustível onde ocorre. As classes de fogo são as seguintes:
Classe A – quando o fogo ocorre em materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras etc.
Classe B – quando o fogo ocorre em produtos inflamáveis que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina etc.
Classe C – quando o fogo ocorre em equipamentos elétricos energizados, como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios etc.
Classe D – quando o fogo ocorre em elementos pirofóricos, como magnésio, zircônio, titânio.
CNPJ (NR 18) – Inscrição da empresa no Cadastro Geral de Contribuintes do Mi­nistério da Fazenda.
Coifa
1. Em uma serra circular, o dispositivo destinado a proteger a região do disco da serra.
2. Tipo de chaminé usada para facilitar a exaustão de gases de um ambiente.
Coletor de serragem – Dispositivo destinado a recolher e lançar em local adequado a serragem proveniente do corte de madeira.
Combustível (combustible) – Líquidos combustíveis são aqueles que têm um ponto de fulgor em ou acima 37,8 °C (100 °F), ou líquidos que queimam. Eles não pegam fogo tão facilmente quanto os líquidos inflamáveis. Entretanto, líquidos combustíveis podem sofrer ignição sob condições especiais, e devem ser manipulados com precau­ção. Substâncias como madeira, papel etc. são denominadas “combustíveis comuns”.
Concentração (concentration) – A quantidade relativa de um material em combinação com outro. Por exemplo, 5 partes de acetona por milhão de partes de ar (5 ppm).
Concentração letal 50 (lethal concentration50) – Refere-se à concentração de um contaminante aéreo (LC50) que é capaz de matar 50% dos animais de experimentação durante uma única exposição.
Condutor habilitado (NR 18) – Condutor de veículos portador de carteira de habi­litação expedida pelo órgão competente.
Conexão de autofixação (NR 18) – Conexão que se adapta firmemente à válvula dos pneus dos equipamentos para a insuflação de ar.
Código de projeto – Conjunto de normas técnicas utilizadas no projeto e na fabricação de uma caldeira.
Convulsões + epilepsia – As convulsões são contrações súbitas e involuntárias de músculos voluntários do corpo, que ocorrem subitamente e têm aparência de perda de controle da postura física, estando associadas, nas paralisias cerebrais, aos qua­dros epilépticos. As epilepsias são distúrbios intermitentes das funções do cérebro, frequentemente associados a distúrbios da consciência. O termo é usado plural pois abrange um enorme grupo de transtornos neurológicos e psiquiátricos. O tipo mais conhecido é o chamado de “Grande Mal”, caracterizado por episódios recorrentes de convulsões generalizadas, nas quais o corpo todo estremece numa série de curtos espasmos. Os chamados ataques epilépticos variam desde os espasmos, mioclonias, ausências, convulsões febris na infância até os acessos psicomotores em adultos. Atualmente se classificam as convulsões epilépticas em dois grandes grupos: parciais e generalizadas.
Contrapino (NR 18) – Pequena cavilha de ferro, de duas pernas, que se atravessa na ponta de um eixo ou parafuso para manter no lugar porcas e arruelas.
Contraventamento (NR 18) – Sistema de ligação entre elementos principais de uma estrutura para aumentar a rigidez do conjunto.
Contraventos (NR 18) – Elemento que interliga peças estruturais das torres dos elevadores. Corrente alternada – Corrente elétrica que muda de sentido constantemente.
Corrente contínua – Corrente elétrica que flui sempre no mesmo sentido.
Corrosivo (corrosive) – Substância que, de acordo com o DOT, causa destruição vi­sível ou mudanças permanentes à pele humana no local de contato, ou é altamente corrosiva ao aço.
CPN (NR 18) – Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção.
CPR (NR 18) – Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (unidade(s) da Federação).
Cutâneo/dêrmico (cutaneous/dermal) – Relativo à pele (derme).
Cutelo divisor (NR 18) – Lâmina de aço que compõe o conjunto de serra circular que mantém separadas as partes serradas da madeira.
Curie – Unidade de atividade de uma amostra radiativa, igual a 3,7 x 1010 desintegrações por segundo. Equivale a 37 GBq (gigabequerel). Símbolo Ci.
dB (decibel) – Símbolo de decibel.
dB (A) (dê-bê-a) – Indicação do nível de intensidade sonora medida com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compressão “A”. O dB (A) é usado para definir limites de ruídos contínuos ou intermitentes.
dB (C) (dê-bê-cê) – Indicação do nível de intensidade sonora medida com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compressão “C”. O dB (C) é usado para definir limites de ruídos de impacto.
Decibel – Décima parte do Bel, unidade de intensidade sonora no Sistema Internacional de Unidades. Símbolo dB.
Decibelímetro – (Nome incorreto do) aparelho utilizado para medir a intensidade do som.
Decomposição (decomposition) – Quebra de uma substância química em partes diferentes ou mais simples. A decomposição pode ocorrer devido ao calor, reação química, decaimento etc.
Deficiência de oxigênio (oxygen deficiency) – Refere-se a uma atmosfera que apre­senta menos do que o percentual normal de oxigênio encontrado no ar (21% de O2 ao nível do mar).
Degradação da qualidade ambiental – Poluição ou alteração adversa das características do meio ambiente.
Denúncia – Peça processual onde os Procuradores da República expõem os fatos, circunstâncias e motivos do delito. Pode ser feita a partir do inquérito ou de outras provas (chamadas peças informativas), a critério do Ministério Público.
Dermatite (dermatitis) – Inflamação da pele.
Desmonte de rocha a fogo (NR 18) – Processo de retirada de rochas com explosivos. Inclui fogo e fogacho:
a) fogo – detonação de explosivo para efetuar o desmonte;
b) fogacho – detonação complementar ao fogo principal.
Diabetes – Ou diabetes mellitus, é uma doença ou um transtorno metabólico na qual o nível de açúcar no sangue se apresenta constantemente elevado. A gravidez afeta o diabetes e o diabetes afeta a gravidez, daí ser considerado um fator de risco predisponente para o surgimento de quadros de paralisias cerebrais.
Diagnose – Fazer um diagnóstico, sempre que possível, de forma precoce, a fim de aprimorar os resultados das intervenções e tratamentos.
Dispositivo limitador de curso – Dispositivo destinado a permitir uma sobreposição segura dos montantes da escada extensível.
Dispneia (dyspnea) – Dificuldade para respirar.
Desmonte de rocha a frio (NR 18) – Processo de retirada manual de rocha dos locais com auxílio de equipamento mecânico.
Doenças ocupacionais ou profissional (NR 18) – São aquelas decorrentes de exposição a substâncias ou condições perigosas inerentes a processos e atividades profissionais ou ocupacionais. Exemplo: silicose.
Doenças do trabalho – São aquelas doenças que podem ser adquiridas ou desencadeadas pelas condições inadequadas em que o trabalho é realizado, expondo o trabalhador a agentes nocivos à saúde. Exemplo: dores de coluna em motorista que trabalha em condições inadequadas.
DL-50 (dose letal média) – Em um ensaio com 100 cobaias, a dose, de um produto, necessária para matar 50 cobaias.
DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Ver LER.
DOT – Departamento de Transporte dos Estados Unidos (Department of Transpor­tation) é a agência federal que regulamenta a rotulagem e o transporte de materiais perigosos.
Dose letal 50 (lethal dose50)– É a dose de uma substância que pode matar (LD50) 50% dos animais de experimentação de um grupo dentro de 30 dias após a exposição.
Dutos transportadores de concreto (NR 18) – Tubulações destinadas ao transporte de concreto sob pressão.
Eclusa de pessoal (NR 15 – Anexo no 6) – É uma câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho do túnel e vice-versa.
Ecossistema – Complexo dinâmico de comunidades vegetais, animais e de micro-organismos e o seu meio inorgânico que interagem como uma unidade funcional.
Elementos estruturais (NR 18) – Elementos componentes de estrutura (pilares, vigas, lages etc.).
Elevador de materiais (NR 18) – Cabine para transporte vertical de materiais.
Elevador de passageiros (NR 18) – Cabine fechada para transporte vertical de pessoas, com sistema de comando automático.
Elevador de caçamba (NR 18) – Caixa metálica utilizada no transporte vertical de material a granel.
Em balanço (NR 18) – Sem apoio além da prumada.
Empilhadeira – Máquina provida de motor destinada a empilhar e arrumar cargas em armazéns, parques ferroviários, pátios, entre outros.
Empurrador (NR 18) – Dispositivo de madeira utilizado pelo trabalhador na operação de corte de pequenos pedaços de madeira na serra circular.
Engastamento (NR 18) – Fixação rígida da peça à estrutura.
Engenharia de Segurança do Trabalho – Ramo da Engenharia que se dedica a planejar, elaborar programas e a desenvolver soluções que visam minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, como também proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Encarregado de ar comprimido (NR 15 – Anexo no 6) – É o profissional treinado e conhecedor das diversas técnicas empregadas nos trabalhos sob ar comprimido, designado pelo empregador como o responsável imediato pelos trabalhadores.
EPA (Environmental Protection Agency) – Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos – Órgão governamental responsável pela administração de leis para controle e/ou redução da poluição do ar e dos sistemas aquáticos e terrestres.
Número EPA (EPA number) – Número atribuído a insumos químicos pela EPA.
EPI (NR 6) – Equipamento de Proteção Individual Todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.
EPI – equipamento de proteção individual (personal protective equipment) Qualquer dispositivo ou vestimenta usados pelo trabalhador para se proteger contra riscos ambientais. Exemplos: respiradores, máscaras, luvas, botas, óculos de proteção etc.
Equipamento de proteção coletiva (EPC) – É todo dispositivo, sistema, ou meio, fixo ou móvel de abrangência coletiva, destinado a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, usuários e terceiros.
Epidemiologia (epidemiology) – O estudo de doenças em populações humanas.
Equipamento de guindar (NR 18) – Equipamentos utilizados no transporte vertical de materiais (grua, guincho, guindaste).
Ergonomia (do grego ergon, trabalho + nomos, lei) – É o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto e eficácia. A ergonomia tem por objetivo adaptar o trabalho ao homem, bem como melhorar as condições de trabalho e as relações homem-máquina. A ergonomia pode ser construtiva, corretiva e cognitiva.
Eritema (erythema) – Pele avermelhada.
Escada de abrir (NR 18) – Escada de mão constituída de duas peças articuladas na parte superior.
Escada de mão (NR 18) – Escada com montantes interligados por peças transversais.
Escada extensível (NR 18) – Escada portátil que pode ser estendida em mais de um lance com segurança.
Escada fixa (tipo marinheiro) (NR 18) – Escada de mão fixada em uma estrutura dotada de gaiola de proteção.
Escala laboratorial (laboratory scale) – Refere-se ao trabalho com substâncias de tal forma que os recipientes usados para reações, transferências e outros procedimentos são facilmente manipulados por apenas uma pessoa.
Esclerose múltipla (ou em placas) – Uma afecção ou processo inflamatório que vai destruir a bainha de mielina do sistema nervoso, não se conhecendo a sua causa, levando a uma progressiva degeneração de nossos nervos periféricos, e a déficits neuromotores importantes. Caracteriza-se pelo entorpecimento ou debilidade de um membro, de forma crônica, muitas vezes acompanhada de processo dissemina­do sobre a mielina dos nervos. E distúrbios visuais associados e outros sintomas na dependência da gravidade da afecção do nosso sistema nervoso.
Escoliose – É o desvio lateral da coluna vertebral, podendo estar associada a outros desvios da coluna, como a Cifose ou Lordose, sendo causada por posturas viciosas, insuficiência dos músculos perivertebrais (como ocorre nas paralisias cerebrais e nas poliomielites), as malformações vertebrais, ou a desigualdade de comprimento dos membros inferiores. O seu tratamento consiste em reeducação motora, uso de aparelhos ortopédicos (como os coletes especiais) e até intervenção cirúrgica, quando houver indicação precisa.
Escora (NR 18) – Peça de madeira ou metálica empregada no escoramento.
Esfignomanômetro – Aparelho destinado a medir pressão arterial.
Estabelecimento (NR 18) – Cada uma das unidades da empresa, funcionando em lugares diferentes.
Estabilidade garantida (NR 18) – Entende-se como sendo a característica relativa a estruturas, taludes, valas e escoramentos ou outros elementos que não ofereçam risco de colapso ou desabamento, seja por estarem garantidos por meio de estruturas dimensionadas para tal fim ou porque apresentem rigidez decorrente da própria formação (rochas). A estabilidade garantida de uma estrutura será sempre objeto de responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado.
Estanque (NR 18) – Propriedade do sistema de vedação que não permita a entrada ou saída de líquido.
Estaiamento (NR 18) – Utilização de tirantes sob determinado ângulo, para fixar os montantes da torre.
Estetoscópio – Instrumento clínico usado para ausculta da região do tronco, em especial o coração e os pulmões.
Estrado (NR 18) – Estrutura plana, em geral de madeira, colocada sobre o andaime.
Estribo de apoio (NR 18) – Peça metálica, componente básico de andaime suspenso leve que serve de apoio para seu estrado.
Estronca (NR 18) – Peça de esbarro ou escoramento com encosto destinado a impedir deslocamento.
Estudo geotécnico (NR 18) – São os estudos necessários à definição de parâmetros do solo ou rocha, tais como sondagem, ensaios de campo ou ensaios de laboratório.
Estudos ambientais – Todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais, relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento apresentados como subsídios para a análise da licença ambiental requerida.
Etapas de execução da obra (NR 18) – Sequência física, cronológica, que compreende uma série de modificações na evolução da obra.
Exposição aguda (acute exposure) – Uma exposição aguda em um curto período. Exposição crônica (chronic exposure) – Uma exposição prolongada que ocorre ao longo de dias, semanas ou anos.
Explosivo (NR 19) – Produto que sob certas condições de temperatura, choque me­cânico ou ação química se decompõe rapidamente para libertar grandes volumes de gases ou calor intenso.
Explosivo (explosive) – Substância química que causa uma liberação quase instan­tânea de pressão, gás e calor quando submetida a choque mecânico, pressão ou temperatura elevada.
Extra-baixa tensão (EBT) – Tensão não superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
Fail-safe Conjunto de medidas que visam minimizar os efeitos de uma falha. O fail-safe pode ser passivo, ativo ou operacional.
Fahrenheit – Graus centígrados – A conversão é feita diminuindo 32 do valor da temperatura em F, e multiplicando o resultado por 5/9. Ex.: 100 °F (100-32) 3 5/9 37,77 °C.
Fase de embriaguez – Em um estado de embriaguez, as fases que associam o compor­tamento do embriagado, em função de seu comportamento e da concentração do álcool no sangue. As fases de embriaguez são as seguintes:
Fase do macaco – É a fase que ocorre quando há concentração de 0,6 a 1,5 mg de álcool por litro de sangue. Na fase do macaco, o alcoolizado apresenta sinais de euforia e desinibição.
Fase do leão – É a fase que ocorre quando há concentração de 1,6 a 3,0 mg de álcool por litro de sangue. Na fase do leão, o alcoolizado apresenta sinais de valentia e agressividade.
Fase do porco – É a fase que ocorre quando há concentração de 3,1 a 5,0 mg de álcool por litro de sangue. Na fase do porco, o alcoolizado apresenta descontrole sobre si mesmo. Em geral ocorrem vômitos e falta de equilíbrio. O alcoolizado pode ainda evacuar e urinar nas próprias vestes.
Ferramenta (NR 18) – Utensílio empregado pelo trabalhador para a realização de tarefas.
Ferramenta de fixação à pólvora (NR 18) – Ferramenta utilizada como meio de fixação de pinos acionada à pólvora.
Ferramenta pneumática (NR 18) – Ferramenta acionada por ar comprimido.
Flash-over Temperatura em que o calor em uma área ou região é alto o suficiente para inflamar simultaneamente todo o material inflamável a sua volta. O flash-over caracteriza-se por inflamação dos gases presentes em um ambiente, fazendo com que eles se incendeiem de repente, causando uma explosão em forma de “bola” de fogo.
Fluxo laminar de ar (laminar air flow) – Fluxo de ar no qual a massa completa de ar dentro de um espaço determinado (restrito) se desloca com velocidade uniforme em uma única direção, e linhas paralelas de fluxo sofrem um mínimo de mistura.
Fogo – Manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor. Para que haja fogo são necessários três elementos: combustível, comburente e ignição (calor).

Fonoaudiologia – É uma especialidade e profissão que se dedica ao estudo integrado da linguagem humana, fala e audição, com a finalidade de avaliar, prevenir, tratar, educar, reabilitar e recuperar as capacidades humanas de comunicação.
Fonte fria – Dispositivo portador de fonte radiativa que não contém fonte radiativa. É usado geralmente para fins demonstrativos e didáticos.
Fonte radiativa – Haste que contém uma fonte radiativa em atividade.
Freio automático (NR 18) – Dispositivo mecânico que realiza o acionamento de parada brusca do equipamento.
Frente de trabalho (NR 18) – Área de trabalho móvel e temporária, onde se desen­volvem operações de apoio e execução de uma obra.
Frequência – Número de oscilações de uma onda por unidade de tempo. Sua unidade é o hertz (Hz).
Fumaça (fume)– Partículas sólidas que se condensam do estado gasoso.
Fumos (NR 18) – Vapores provenientes da combustão incompleta de metais.
Gaiola protetora (NR 18) – Estrutura de proteção usada em torno de escadas fixas para evitar queda de pessoas.
Galeria (NR 18) – Corredor coberto que permite o trânsito de pedestres com segurança.
Gancho de moitão (NR 18) – Acessório para equipamentos de guindar e transportar utilizados para içar cargas.
Gás (gas) – Substâncias químicas que existem no estado gasoso à temperatura ambiente.
Gás comprimido ou sob pressão (compressed gas) – Um gás ou mistura gasosa que, em um container, terá uma pressão absoluta maior do que 40 psi a 21,1 °C (70 °F), 104 psi a 54,4 °C (130 °F), ou um líquido tendo pressão de vapor acima de 40 psi a 37,8 °C (100 °F).
Gás inflamável (flammable gas) – Um gás que, à temperatura ambiente e pressão normal, forma uma mistura explosiva com o ar a uma concentração de 13% (em volume) ou menos, ou um gás que sob as mesmas condições forma uma variedade de misturas inflamáveis com o ar maior do que 12% em volume, independente do limite menor.
Gases confinados (NR 18) – São gases retidos em ambiente com pouca ventilação.
Gramas por quilograma (grams per kilogram) (g/kg) – Indica a dose de uma subs­tância dada a animais de experimentação em estudos de toxicidade. Por exemplo, uma dose pode ser de 2 gramas de substância por quilograma de peso do animal.
Guia de alinhamento (NR 18) – Dispositivo fixado na bancada da serra circular, destinado a orientar a direção e a largura do corte na madeira.
Guincheiro (NR 18) – Operador de guincho.
Guincho (NR 18) – Equipamento utilizado no transporte vertical de cargas ou pessoas, mediante o enrolamento do cabo de tração no tambor.
Guincho de coluna (tipo “Velox”) (NR 18) – Guincho fixado em poste ou coluna, destinado ao içamento de pequenas cargas.
Guindaste (NR 18) – Veículo provido de uma lança metálica de dimensão variada e motor com potência capaz de levantar e transportar cargas pesadas.
Gray – Unidade de medida de dose absorvida equivalente a 100 rad. Símbolo gy.
Grua (NR 18) – Equipamento pesado utilizado no transporte horizontal e vertical de materiais.
Hertz (Hz) – Unidade de frequência para tensão e corrente alternada.
Hipertensão – Pressão arterial com valor maior ou igual a 140/90 mmHg ou 14 por 9. Também dita pressão alta.
Hidrargirismo – Doença causada pela contaminação por mercúrio.
Incombustível (NR 18) – Material que não se inflama.
Inflamável (ignitable) – Sólido, líquido ou gás comprimido que tem um ponto de fulgor menor do que 60 °C (140 °F). Pode ser regulamentado como dejeto perigoso.
Incompatível (incompatible) – O termo se aplica a substâncias que não podem ser misturadas sem a possibilidade de uma reação perigosa.
Ingestão (ingestion) – Introdução de uma substância no corpo através da boca na forma de alimento, bebida, medicamento etc.
Inalação (inhalation) – O ato de respirar (inspirar) uma substância da atmosfera que pode se encontrar na forma de gases, fumaças, vapores, poeiras ou aerossóis.
Inibidor (inhibitor) – Substância que á adicionada a outra para evitar ou diminuir uma reação ou mudança não desejada.
Inquérito policial – É feito na polícia. Se o crime é de competência da Justiça Federal, o inquérito tramita na Polícia Federal; o Inquérito pode começar por iniciativa do Delegado, por requerimento de qualquer do povo ou por requisição do Ministério Público Federal.
Instável ou reativo (unstable or reactive) – Agente químico que, na sua forma pura ou como adquirido comercialmente, é capaz de reagir violentamente quando derrubado ou sob certas temperaturas ou pressões.
Irritante (irritant) – Substância que produz uma irritação quando em contato com a pele, olhos, nariz, ou o sistema respiratório.
IBUTG – Índice de Bulbo Úmido – Termômetro de Globo – Índice usado para avaliação da exposição ao calor. O IBUTG é dado pelas seguintes expressões:
1. Ambientes internos ou externos sem carga solar: IBUTG – 0,7 tbn + 0,3 tg
2. Ambientes externos com carga solar: IBUTG – 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg
Onde:
tbn – temperatura de bulbo úmi­do natural
tg – temperatura de globo
tbs – temperatura de bulbo seco.

Referência: GUIA DE PESQUISA EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO - Yendis













Principais siglas utilizadas em SST


5S............................... Seiri, Seiton, Seison, Seiketsu e Shitsuke (Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Higiene, Autodisciplina)
AAF............................. Análise de Árvore de Falhas
ABHO......................... Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais
ABNT.......................... Associação Brasileira de Normas Técnicas
ABPA.......................... Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes
ABP-Ex...................... Associação Brasileira para a Prevenção de Explosões
ABPI........................... Associação Brasileira de Prevenção de Incêndios
ACGIH........................ American Conference of Governmental Industrial Hygienists
ADC............................ Árvore de Causas
AET............................. Análise Ergonômica do Trabalho
AFRA.......................... Abertura de Frente de Radiografia Industrial
AFT............................. Auditor Fiscal do Trabalho
AI................................. Agente de Inspeção
AIDS........................... Acquired Immunodeficiency Syndrome (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)
ALAEST..................... Associação Latino-americana de Engenharia de Segurança do Trabalho
ALAIST....................... Associación Latinoamericana de Ingeniaría de Seguridad del Trabajo
ALARA....................... As Low As Reasonably Achievable
AMFC......................... Análise de Modo de Falhas e Efeitos
ANA............................ Agência Nacional de Águas
ANAMT...................... Associação Nacional de Medicina do Trabalho
ANDEF....................... Associação Nacional de Defesa Vegetal
ANPT.......................... Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho
ANSI........................... American National Standards Institute
ANVS......................... Associação Nacional de Vigilância Sanitária
APES.......................... Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança
APF............................. Alto Ponto de Fluidez
APP............................ Análise de Problemas Potenciais
APR............................ Análise Preliminar de Riscos
ART............................. Anotação de Responsabilidade Técnica
ASME......................... American Society of Mechanical Engineers
ASO............................ Atestado de Saúde Ocupacional
AT............................... Acidente de Trabalho
ATEX.......................... (ATmosphere EXplosibles) – Atmosfera Potencialmente Explosiva
ATPE.......................... Atmosfera Potencialmente Explosiva
ATR............................. Autorização para Trabalho de Risco
AVCB......................... Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros
BAL............................. British Anti-Lewisite (Dimercaprol); Bronchoalveolar Lavage
BHC............................ Benzene Hexachloride (Hexacloro Benzeno)
BO............................... Boletim de Ocorrência
BPF............................. Baixo Ponto de Fluidez
BS............................... 8800 British Standard 8800 (norma britânica sobre saúde e segurança ocupacional)
BSI.............................. British Standards Institute
BTU............................ British Thermal Unit
CA............................... Certificado de Aprovação
CAI.............................. Certificado de Aprovação de Instalação
CAT............................ Comunicado de Acidente de Trabalho
CBO............................ Classificação Brasileira de Ocupações
CCIH.......................... Comissão de Controle de Infecções Hospitalares
CCOHS...................... Canadian Centre for Occupational Health and Safety
CCT............................ Convenção Coletiva do Trabalho
CDC........................... Centers for Disease Control and Prevention (Centro para Controle de Doenças)
CEI.............................. Cadastro Específico do INSS
CEO............................ Chief Executive Officer; Chairman and Executive Officer
CEREST.................... Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
CESAT....................... Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (Bahia)
CETESB.................... Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental
CFM............................ Conselho Federal de Medicina
CGT............................ Central Geral dos Trabalhadores
CID............................. Código Identificador de Doença; Classificação Internacional de Doenças
CIF.............................. Carteira de Identidade Fiscal
CIN............................. Centro de Informações Nucleares
CIPA........................... Centro Informativo de Prevenção de Acidentes (nome próprio: Grupo CIPA)
CIPA........................... Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
CIPAMIN.................... Comissão Interna para Prevenção de Acidentes na Mineração
CIPATR...................... Comissão Interna para Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural
CLT............................. Consolidação das Leis do Trabalho
CMSO........................ Controle Médico de Saúde Ocupacional
CNA............................ Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
CNAE......................... Código Nacional de Atividades Econômicas
CNC........................... Comando Numérico Computadorizado
CND........................... Certidão Negativa de Débito
CNEN......................... Comissão Nacional de Energia Nuclear
CNH........................... Carteira Nacional de Habilitação
CNI............................. Confederação Nacional da Indústria
CNPJ.......................... Cadastro Geral de Contribuintes
CNPJ.......................... Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas
COEGP...................... Cursos para Operador de Empilhadeira de Grande Porte
COEPP...................... Cursos para Operador de Empilhadeira de Pequeno Porte
CONAMA................... Conselho Nacional do Meio Ambiente
CONASEMS............. Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde
CONASS................... Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde
CONFEA.................... Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia
CONTAG................... Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
CORETEST............... Conselho Regional dos Técnicos de Segurança do Trabalho
COS-V........................ Composto Orgânico Semi-Volátil
COV............................ Composto Orgânico Volátil
CPATP....................... Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário
CPF............................ Cadastro de Pessoa Física
CPI.............................. Comissão Parlamentar de Inquérito
CPN............................ Comitê Permanente Nacional (sobre condições e meio ambiente de trabalho)
CPR............................ Comitê Permanente Regional (sobre condições e meio ambiente de trabalho)
CREA......................... Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia
CRF............................ Certificado de Registro de Fabricante
CRI.............................. Certificado de Registro de Importador
CRJF.......................... Certidão de Regularidade Jurídico Fiscal
CRM........................... Conselho Regional de Medicina
CRP............................ Centro de Reabilitação Profissional
CTN............................ Centro Técnico Nacional (da Fundacentro)
CTPAT....................... Comissão Tripartite do Programa de Alimentação do Trabalhador
CTPP.......................... Comissão Tripartite Paritária Permanente
CTPS.......................... Carteira de Trabalho e Previdência Social
CUT............................ Central Única dos Trabalhadores
DATAPREV............... Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social
dB............................... Decibel
DDS............................ Diálogo Diário de Segurança
DDSMS...................... Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
DDT............................ Dicloro Difenil Tricloroetano
DECEX...................... Departamento de Operações de Comércio Exterior
DEQP......................... Departamento de Qualificação Profissional
DIN............................. Deutsche Industrie Norm; Deutsches Institut für Normung
DNSST....................... Departamento Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho
DNV............................ Det Norske Veritas
DORT......................... Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho
DOU........................... Diário Oficial da União
DRT............................ Delegacia Regional do Trabalho
DRTE.......................... Delegacia Regional do Trabalho e Emprego
DSST.......................... Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho
DST............................ Doença Sexualmente Transmissível
EA............................... Emissão Acústica
EAR............................ Equipamento Autônomo de Respiração
ECPI........................... Equipamento Conjugado de Proteção Individual
ECSST....................... Educação Continuada em Saúde e Segurança do Trabalho
EIA.............................. Estudo de Impacto Ambiental
EMATER.................... Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
EMBRAPA................. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
END............................ Ensaio Não destrutivo (radiações)
EPC............................ Equipamento de Proteção Coletiva
EPI.............................. Equipamento de Proteção Individual
EST............................. Engenheiro de Segurança do Trabalho; Engenharia de Segurança do Trabalho
EU............................... Unidade Extintora (normas de combate à incêndio)
FAT............................. Fundo de Amparo ao Trabalhador
FDA............................ Failure Data Analysis
FEEMA....................... Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Rio de Janeiro)
FENATEST................ Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho
FEPI............................ Ficha de Entrega de EPI
FGTS.......................... Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
FIOCRUZ................... Fundação Osvaldo Cruz
FISP............................ Feira Internacional de Segurança e Proteção
FISP............................ Folha de Informação Sobre o Produto
FISPQ......................... Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico
FISPQ......................... Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico
FISST......................... Feira Internacional de Saúde e Segurança no Trabalho
FMEA......................... Failure Mode and Effect Analysis
FOR............................ Free Oxygen Radicals (Radicais Livres de Oxigênio)
FSDP.......................... Ficha de Segurança de Produto
FTA............................. Fault Tree Analysis (Análise de Árvore de Falhas)
FUNDACENTRO...... Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
GA............................... Gases Ácidos
GES............................ Grupo de Exposição Similar
GFIP........................... Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social
GHE............................ Grupo Homogêneo de Exposição
GHR............................ Grupo Homogêneo de Risco
GLP............................ Gás Liquefeito de Petróleo
GNV............................ Gás Natural Veicular
GOI............................. PNES Grupo Operativo Institucional (do PNES)
GQT............................ Gerenciamento pela Qualidade Total
GR............................... Grau de Risco
GST............................ Gerenciamento pela Segurança Total
GSTB.......................... Grupo de Segurança do Trabalho a Bordo de Navios Mercantes
GT............................... Grupo Técnico
GT/SST...................... Grupo Tripartite de Saúde e Segurança do Trabalho
GT-10......................... Grupo Técnico para Revisão da NR-10
GTT............................. Grupo Técnico Tripartite
HACCP...................... Hazard Analysis and Critical Control Point
HAZOP....................... Hazard and Operability
HIV.............................. Human Immunodeficiency Virus
HMIS.......................... Hazardous Material Information System, Hazardous Materials Identification System
HSTA.......................... Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente
IBAMA........................ Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
IBUTG........................ Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo
IEF.............................. Instituto Estadual de Florestas (Minas Gerais)
IKAP........................... Índice Kwitko de Atenuação Pessoal
ILO.............................. International Labour Organization (em português: OIT)
IML.............................. Instituto Médico Legal
IN................................ Instrução Normativa
INSS........................... Instituto Nacional do Seguro Social
INST........................... Instituto Nacional de Segurança no Trânsito
IPVS........................... Imediatamente Perigoso à Vida ou à Saúde
IRA.............................. Índice Relativo de Acidentes
ISSO........................... International Organization for Standardization
LEM............................ Laudo de Exame Médico
LEO............................ Limite de Exposição Ocupacional
LER............................. Lesão por Esforço Repetitivo
LGE............................ Líquido Gerador de Espuma
LP............................... Líquido Penetrante
LT................................ Limite de Tolerância
LTCA.......................... Laudo Técnico de Condições Ambientais
LTCAT........................ Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho
MAG........................... Metal Active Gas
MBA............................ Master of Business Administration
MIG............................. Metal Inert Gas
MMA........................... Ministério do Meio Ambiente
MOPE......................... Movimentações de Cargas Perigosas
MRA............................ Mapa de Riscos Ambientais
MSDF......................... Material Safety Data Sheet
MTb............................ Ministério do Trabalho
MTR............................ Manifesto para Transporte de Resíduos
NBR............................ Norma Brasileira
NFPA.......................... National Fire Protection Association
NHO........................... Norma de Higiene Ocupacional
NIOSH........................ National Institute for Occupational Safety and Health
NIT.............................. Número de Identificação do Trabalhador
NOB............................ Norma Operacional Básica
NOSA......................... National Occupacional Safety Association (África do Sul)
NPS............................ Nível de Pressão Sonora
NR............................... Norma Regulamentadora
NRR............................ Nível de Redução de Ruído
NRR............................ Norma Regulamentadora Rural
NRR-SF...................... Noise Reduction Rating – Subject Fit
OGMO........................ Órgão Gestor de Mão de Obra
OHSAS...................... Occupational Health Safety Assessment Series
OIT.............................. Organização Internacional do Trabalho (em inglês: ILO)
OMS........................... Organização Mundial da Saúde
ONG........................... Organização Não Governamental
ONL............................ Organização Não Lucrativa
OS............................... Ordem de Serviço
OSHA......................... Occupational Safety and Health Administration
PAE............................ Plano de Ação de Emergência
PAIR........................... Perda Auditiva Induzida por Ruído
PAIRO........................ Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional
PAM............................ Plano de Auxílio Mútuo
PAT............................. Programa de Alimentação do Trabalhador
PBA............................ Projeto Básico Ambiental
PCA............................ Plano de Controle Ambiental
PCA............................ Programa de Conservação Auditiva
PCE............................ Plano de Controle de Emergências
PCIH........................... Programa de Controle de Infecções Hospitalares
PCMAT...................... Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil
PCMSO...................... Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
PCTP.......................... Programa de Controle Total de Perdas
PDCA......................... Plan, Do, Check, Act
PGR............................ Programa de Gerenciamento de Riscos
PGRSS....................... Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
pH............................... Potencial Hidrogeniônico
PH............................... Profissional Habilitado
PM.............................. Partículas Magnéticas
PMOC........................ Plano de Manutenção, Operação e Controle
PMTA......................... Pressão Máxima de Trabalho Admissível
PNES......................... Programa Nacional de Eliminação da Silicose
PPACAP.................... Programa de Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos
PPD............................ Pessoa Portadora de Deficiência
PPEOB....................... Programa de Prevenção de Exposição Ocupacional ao Benzeno
PPP............................ Perfil Profissiográfico Previdenciário
PPR............................ Programa de Proteção Respiratória
PPRA.......................... Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
PPRAG....................... Programa de Prevenção de Riscos Ambientais na Indústrias Galvânicas
PPRPS....................... Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares
PPS............................ Procedimento Padrão de Segurança
PRAT.......................... Pedido de Reconsideração de Acidente de Trabalho
PRODAT.................... Programa de Melhoria das Informações Estatísticas sobre Doenças e Acidentes no Trabalho
PROESIC................... Programa de Engenharia da Segurança na Indústria da Construção
PROVERSA............... Programa de Vigilância Epidemiológica e Sanitária em Agrotóxicos
PSS............................ Programa de Saúde e Segurança
PSSTR....................... Programa de Saúde e Segurança do Trabalhador Rural
PT............................... Permissão de Trabalho
PTR............................. Permissão de Trabalho de Risco
RAA............................ Relatório de Auditoria Ambiental
RAP............................ Relatório Ambiental Preliminar
RE............................... Risco Elevado (normas de combate à incêndio)
REM............................ Roentgen Equivalent Man (unidade de dose de radiação)
RG............................... Registro Geral
RIA.............................. Responsável pela Instalação Aberta
RIMA........................... Relatório de Impacto Ambiental
RIT.............................. Regulamento de Inspeção do Trabalho
RL............................... Risco Elevado (normas de combate à incêndio)
RM.............................. Risco Médio (normas de combate à incêndio)
RNC............................ Relatório de Não Conformidade
RPA............................ Recibo de Pagamento a Autônomo
RSI.............................. Repetitive Strain Injury (Lesão por Esforços Repetitivos – LER)
RT............................... Responsável Técnico
RTP............................. Recomendação Técnica de Procedimentos
RTR............................. Requerimento para Transferência de Fonte Radioativa
SARS.......................... Severe Acute Respiratory Syndrome (Síndrome Respiratória Aguda Severa)
SASSMAQ................. Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade
SAT............................. Seguro de Acidente do Trabalho
SECONCI.................. Serviço Social da Indústria da Construção
SENAC...................... Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
SENAI........................ Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
SENAR....................... Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
SERLA....................... Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas
SERT.......................... Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho
SESC......................... Serviço Social do Comércio
SESI........................... Serviço Social da Indústria
SESMT....................... Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
SESST....................... Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalhado
SEST.......................... Serviço Especializado em Segurança do Trabalho
SETAS....................... Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social
SFIT............................ Sistema Federal de Inspeção do Trabalho
SGA............................ Sistema de Gestão Ambiental
SGSST....................... Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho
SIASUS...................... Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS
SICAF......................... Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores
SINDUSCON............ Sindicato da Indústria da Construção Civil
SINITOX..................... Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas
SINTESP................... Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo
SIPAT......................... Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho
SIT.............................. Secretaria de Inspeção do Trabalho
SOBES....................... Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança
SOL............................ Segurança, Ordem e Limpeza
SSST.......................... Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho
SST............................. Saúde e Segurança do Trabalho
SUS............................ Sistema Único de Saúde
Sv................................ Sievert (unidade de dose de radiação)
TDS............................ Treinamento de Segurança
TE............................... Temperatura Efetiva
TEC............................ Temperatura Efetiva Corrigida
TEM............................ Ministério do Trabalho e Emprego
TIG.............................. Tungsten Inert Gas
TLV............................. Threshold Limit Value
TPM............................ Técnicas de Parasitologia e Manejo de Pragas
TRT............................. Tribunal Regional do Trabalho
TST............................. Técnico de Segurança do Trabalho
TST............................. Tribunal Superior do Trabalho
TWA............................ Time-Weighted Average (Nível Médio Ponderado)
TWI............................. Training Within Industry
UFIR........................... Unidade Fiscal de Referência
UNESCO................... United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)
UNICEF..................... United Nations Children’s Fund (Fundo das Nações Unidas para a Infância)
US............................... Ultrassom
VGD............................ Ventilação Geral Diluidora
VLE............................. Ventilação Local Exaustora
VO............................... Voláteis Orgânicos
VRT............................. Valor de Referência Tecnológico
WHO........................... World Health Organization




Referência: GUIA DE PESQUISA EM SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO - Yendis